(41) 99201-2725
Chamar no Whatsapp
Seja um Voluntário

Estudo LEADER

O estudo LEADER foi um estudo clínico multicêntrico, internacional, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo para investigar a segurança cardiovascular em longo prazo de liraglutida até 1,8 mg) em comparação ao placebo, ambos em conjunto com o tratamento padrão, em pessoas com diabetes tipo 2 com alto risco de eventos cardiovasculares graves.

O tratamento padrão consistiu em modificações no estilo de vida, tratamentos para reduzir a glicemia e medicamentos cardiovasculares.

O estudo LEADER foi iniciado em setembro de 2010 e randomizou 9.340 pessoas com diabetes tipo 2, em 32 países, que foram acompanhadas durante um período de três anos e meio a cinco anos.

O desfecho primário foi a primeira ocorrência de um desfecho cardiovascular composto, consistindo em óbito cardiovascular, infarto do miocárdio não fatal ou AVC não fatal.

Os resultados mostraram que a liraglutida reduziu em 13% o risco de eventos cardiovasculares graves (como óbito cardiovascular, ataque cardíaco e AVC) em comparação ao placebo, quando adicionado ao tratamento padrão.

Além disso, a liraglutida promoveu uma redução de 22% na taxa de mortalidade cardiovascular e de 15% de mortalidade por todas as causas (infarto do miocárdio não fatal e AVC não fatal) em comparação ao placebo.