(41) 99201-2725
Chamar no Whatsapp
Seja um Voluntário

Diabetes: causas, sintomas e tratamento

O diabetes é uma doença crônica de origem múltipla que causa aumento da glicose (açúcar) no sangue. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes. Ainda de acordo com o estudo, a taxa de incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos dez anos. No Brasil, cerca da metade das pessoas que possuem diabetes ainda não têm o diagnóstico.

Fatores de risco
Os principais fatores de riscos para desenvolver o diabetes são: sedentarismo, pressão alta, colesterol alto, obesidade ou sobrepeso com aumento da circunferência abdominal, diabetes gestacional e histórico familiar da doença (pais e irmãos). Vale destacar, no entanto, que a genética é o principal fator de risco. Porém, se a pessoa com essa predisposição atuar nos fatores de risco modificáveis, como por exemplo, fazer atividade física regularmente, ajuda a prevenir o diabetes.

Sintomas do diabetes
Os sintomas característicos do diabetes são: urinar muito e tomar muita água, além da perda de peso também aparecer no diagnóstico do diabetes tipo 1. A maioria dos portadores de diabetes tipo 2 são assintomáticos - 50% dos diabéticos permanecem sem diagnóstico.

Obesidade x diabetes

A obesidade é um dos principais fatores de risco para o diabetes tipo 2, e existe uma forte relação entre o ganho de peso, mesmo que pouco, e o aumento do risco. A obesidade visceral - aquela que se encontra concentrada em abdômen - é um indicador de resistência na ação da insulina.

 

Medidas de circunferência abdominal igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres já indicam maior risco, especialmente, para doenças ligadas ao coração.

 

Prevenção do diabetes

Hábitos saudáveis e atividade física regular são fundamentais para ficar longe da doença. A forma mais efetiva de prevenção do diabetes é a mudança de estilo de vida. Porém, quando não se obtém o resultado, o uso de medicação como a metforminas pode ser ajudar de forma segura e eficiente.